
INSTRUMENTOS PARA CIRURGIA
PERIODONTAL DE TUNELIZAÇÃO
Olá, meu querido colega!
Em suas mãos, ferramentas que possibilitam a expressão do conhecimento e da destreza sobre a performance cirúrgica. Precisos e delicados, esses instrumentais foram desenhados para fazer com que você não tenha limitações para executar o máximo de suas habilidades. Nesta caixa o primor necessário para novas possibilidades cirúrgicas e também elevar ao máximo a performance das correntes técnicas de reconstrução mucogengival!
Com o carinho de quem compartilha da mesma paixão!
Ricardo Kern
TUNELIZADOR n.1 e n.2


São tunelizadores tradicionais e multifuncionais.
Foram desenhados para a realização de elevação de retalho em espessura total em diferentes áreas da estrutura periodontal e periimplantar. Sendo uma das pontas ativas reta, de acesso fácil à área anterior da maxila e mandíbula, e outra ponta oposta angulada que permite o trabalho de tunelização nas regiões laterais da arcada. A variação de tamanho entre o modelo n.1 e o modelo n.2 permite a adaptação natural de acesso para regiões de diferentes fenótipos e dentes de variados tamanhos. A ponta menor, extremamente delicada, pode acessar até mesmo os mais delicados incisivos inferiores.
TUNELIZADOR ESPÁTULA

Esse tunelizador acumula duas diferentes funções:
A primeira é a de agir como um “sindesmótomo”, realizando a ruptura das fibras do sulco gengival de maneira extremamente delicada em diferentes áreas e com extrema facilidade, o que auxilia na preservação tecidual nas tunelizações interproximais ou mesmo nas extrações atraumáticas.
Devido à afiação da ponta ativa e sua espessura reduzida, esse tunelizador tem uma performance muito mais similar à uma micro-lâmina do que com um sindesmótomo.
A segunda função do Tunelizador espátula é ajudar no preparo dos retalhos para avanço coronário, separando de maneira extremamente limpa a camada do tecido mucoso dos feixes musculares. Essa ação melhora o relaxamento do retalho, aumenta a passividade, assim como produz leito receptor cirúrgico sem presença de grupos musculares interpostos.
ELEVADOR DE PAPILA

Esse é um instrumento fantástico e único, sem similares em todo o mundo! Facilita e torna o rebatimento da base papilar do retalho muito mais segura, diminuindo o índice the rupturas de papilas no momento da elevação além de tornar esse passo cirúrgico muito mais rápido e eficiente.
ELEVADOR DE PAPILA INTERPROXIMAL
E TUNELIZADOR LINGUAL

Instrumento que combina dupla função com pontas de funções distintas.
Uma das pontas apresenta um desenho para tunelizações linguais, que embora não sejam muito comuns em nosso dia a dia, careciam de um instrumental com o desenho apropriado para a devida execução. A ponta ativa mais arredondada e o cabo com curvatura reta permite uma maior acessibilidade e segurança na elevação do tecido lingual delgado.
No lado oposto desenhamos um tunelizador para executar o último passo no preparo dos tecidos, que é a liberação das papilas na área de topo de crista. Lembramos que esse procedimento deve ser limitado a avaliação de largura papilar, sendo que papilas extremamente estreitas não devem receber o destacamento total de sua base do pico osso, sob o risco de aumento dos casos de necrose de retalho. Conforme lidamos com casos anatômicos com papilas mais largas, podemos sim, liberar o tecido sobre o pico ósseo com índices reduzidos de necrose cirúrgica na cicatrização, porém, para isso, a manipulação cirúrgica delicada é fundamental. Esse tunelizador apresenta o desenho ideal para atuar sobre o pico ósseo com mínimo trauma aos tecidos